Estação Pinacoteca
São Paulo
A exposição
BESPHOTO 2012, na Estação Pinacoteca, em São Paulo, apresenta cerca de 50
trabalhos, de Mauro Pinto (Moçambique), Duarte Amaral Netto (Portugal),
Rosângela Rennó (Brasil) e Cia de Foto (Brasil).
A mostra
resulta da 8ª edição do prêmio BESPHOTO, originalmente ocorrida no Museu
Coleção Berardo, Portugal. O vencedor, Mauro Pinto, com a série Dá Licença,
retrata o interior de residências do bairro da Mafalala, em Maputo, Moçambique.
Em suas palavras, o projeto é uma “certidão de nascimento narrativa, pessoal e
coletiva. É uma árvore genealógica descrita nestes móveis, nesta luz, nestas
bugigangas, pertencentes a estes negros, mestiços, emigrantes, imigrados,
resistentes”. Para o júri, a escolha deveu-se à entrega do artista à realidade
dos espaços retratados e por sua perspectiva histórica e sociológica da vida
contemporânea moçambicana.
A Cia de Foto,
formada por Pio Figueiroa, Rafael Jacinto, João Kehl e Carol Lopes, exibe a
série Agora, que, diferente do que se espera de obras fotográficas, nas quais a
luz é foco, deixa à sua falta, ao ambiente escuro e crepuscular a composição
das cenas, em que luz e cor surgem em frestas ou detalhes.
A escuridão
também se insinua na série Lanterna Mágica de Rosângela Rennó, que manualmente sobre-expõe
as imagens a uma fonte de luz que acaba por recobrir a paisagem com figuras
circulares escuras, numa espécie de buraco negro ou véu.
Duarte Amaral destaca-se
pela qualidade conceitual da exposição The
Polish Club Case (Lisboa), em que, com fotos de época, descreve os trabalhos,
o cotidiano e a fuga da personagem Z - médico de danos da face - da Alemanha
para Portugal, no início da II Guerra.
O fio que conduz
a exposição parece ser a ação de trazer à luz, desvelar aquilo que se esconde nas
sombras, seja nos trabalhos em que luz e sombra compõem a dança fotográfica,
como nos da Cia de Foto ou de Rosângela Rennó, seja na revelação de Mauro Pinto
das casas moçambicanas, que surgem, uma a uma, de dentro das caixas pretas
montadas pela expografia, ou pela narrativa de uma história em que o cotidiano
de jovens médicos confunde-se com o horror da guerra.
Resenha in DasArtes
divulgação
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