sexta-feira, 21 de setembro de 2012

BESPHOTO 2012

BESPHOTO 2012
Estação Pinacoteca
São Paulo

A exposição BESPHOTO 2012, na Estação Pinacoteca, em São Paulo, apresenta cerca de 50 trabalhos, de Mauro Pinto (Moçambique), Duarte Amaral Netto (Portugal), Rosângela Rennó (Brasil) e Cia de Foto (Brasil).

A mostra resulta da 8ª edição do prêmio BESPHOTO, originalmente ocorrida no Museu Coleção Berardo, Portugal. O vencedor, Mauro Pinto, com a série Dá Licença, retrata o interior de residências do bairro da Mafalala, em Maputo, Moçambique. Em suas palavras, o projeto é uma “certidão de nascimento narrativa, pessoal e coletiva. É uma árvore genealógica descrita nestes móveis, nesta luz, nestas bugigangas, pertencentes a estes negros, mestiços, emigrantes, imigrados, resistentes”. Para o júri, a escolha deveu-se à entrega do artista à realidade dos espaços retratados e por sua perspectiva histórica e sociológica da vida contemporânea moçambicana.

A Cia de Foto, formada por Pio Figueiroa, Rafael Jacinto, João Kehl e Carol Lopes, exibe a série Agora, que, diferente do que se espera de obras fotográficas, nas quais a luz é foco, deixa à sua falta, ao ambiente escuro e crepuscular a composição das cenas, em que luz e cor surgem em frestas ou detalhes.

A escuridão também se insinua na série Lanterna Mágica de Rosângela Rennó, que manualmente sobre-expõe as imagens a uma fonte de luz que acaba por recobrir a paisagem com figuras circulares escuras, numa espécie de buraco negro ou véu.

Duarte Amaral destaca-se pela qualidade conceitual da exposição The Polish Club Case (Lisboa), em que, com fotos de época, descreve os trabalhos, o cotidiano e a fuga da personagem Z - médico de danos da face - da Alemanha para Portugal, no início da II Guerra.

O fio que conduz a exposição parece ser a ação de trazer à luz, desvelar aquilo que se esconde nas sombras, seja nos trabalhos em que luz e sombra compõem a dança fotográfica, como nos da Cia de Foto ou de Rosângela Rennó, seja na revelação de Mauro Pinto das casas moçambicanas, que surgem, uma a uma, de dentro das caixas pretas montadas pela expografia, ou pela narrativa de uma história em que o cotidiano de jovens médicos confunde-se com o horror da guerra.

Resenha in DasArtes



divulgação
"Dá Licença" Mauro Pinto, vencedor desta edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário